Uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do mundo com 900 horas de conteúdos e 870 palestrantes. Com tantas opções incríveis foi, definitivamente, um desafio escolher o que assistir.

Como de costume, diversos palcos foram preparados para receber os mais variados temas desde de Games e Criatividade até Empreendedorismo e Startups. Nesse ano um espaço exclusivo foi dedicado ao Blockchain, palestras, workshops e até a criação da criptomoeda Campus Party Coin no Blockchain Ethereum por Solange Gueiros.

Um lugar inspirador e repleto de pessoas dispostas a explorar o desconhecidoCoragem, criatividade e muita vontade de fazer diferente são os ingredientes que unem essa comunidade crescente de campuseiros.

Cases de sucesso e determinação não faltaram nessa edição do evento: “repelente para roupas”, “drones autônomos”, “protótipos de foguetes”, “pulseira para portadores de alzheimer” e mais um milhão de ideias geniais.

Abaixo, destaco algumas palestras pelo excelente conteúdo e originalidade:

Hackeando a vida – Mitch Altman

Um dos maiores nomes do movimento maker e sua incrível história de como inventou o controle remoto universal (TV-B-Gone). Para Mitch o sucesso de uma ideia é consequência de um processo que ocorre sempre na mesma ordem: 1) explorar, 2) tentar coisas, 3) falhar e aprender, 4) repetir todos os passos anteriores exaustivamente.

Eventualmente surge uma ideia que você ama, perfeita para você e para a comunidade, resultando em uma oportunidade com grande probabilidade de sucesso.

Agrotech – Oportunidades no Campo para Empreendedores – Almir Araújo, Marcos Chaves e Demian Condé

Nesse bate-papo, Demian explicou como funciona o programa de aceleração do Sebrae para startups voltadas para o agronegócio.

Women in Blockchain Brasil – Juliana Assad, Patricia Bastos, Emilia CamposJuliana Loyola e Liliane Tie

Mulheres protagonistas do ecossistema de Blockchain no Brasil contaram suas experiências e compartilharam dificuldades. Originárias de áreas bem distintas como direito e tecnologia, cada uma falou sobre suas expectativas para essa tecnologia no mercado nacional.

Revolução Blockchain – Don Tapscott

Don explicou como funciona o protocolo confiável e detalhou os novos modelos de negócios que podem ser construídos utilizando-se a tecnologia Blockchain. Essa revolução provoca uma mudança de paradigma e promove a inovação em setores até então bem tradicionais como, por exemplo, os serviços financeiros, a indústria de fornecimento e o próprio setor público.

Apresentou cases incríveis como QuorumCosmosIconMetronomePaycaseSweetbridgeSwapyCarbonX entre outros.

Blockchain – The Good, The Bad and The Ugly – Tendências de uma Tecnologia Revolucionária – Edilson OsórioGlauter JannuzziLuiz Gustavo Nugnes e Luis Hachich

Nesse painel, os participantes compartilharam suas experiências e discutiram sobre as tendências dessa tecnologia disruptiva. Edilson, CEO da OriginalMy, fez o lançamento de uma parceria com o cartório Azevêdo Bastos em que é possível autenticar documentos através da plataforma da empresa.

O mundo precisa de Universidades! Mas não as que nós temos… – Adriano Canabarro

Essa foi aquela palestra do tipo “todo mundo concorda mas ninguém tem coragem de falar”. Adriano com muita coragem e empolgação expôs toda a problemática do sistema de ensino brasileiro e mundial e trouxe exemplos bem sucedidos de universidades que trocaram a tradição pela inovação e estão revolucionando e fazendo a diferença na educação.

Como mitar no negócios – Alexandre Calmon, Celio Cabral, Claude RicciVadis da Silva, Maycon Stahelin

Nesse painel cada participante compartilhou sua história de superação e apresentou sua empresa desde a concepção da ideia, passando pelo processo de aceleração e captação de investimentos até o estágio de internacionalização. São elas: PiipeeGestour BrasilDisputeClick.

Quer saber mais sobre os agentes envolvidos no processo de captação de investimentos em uma startup, confira esse artigo: “Nem só de Ideias vivem as Startups – o Processo de Fundraising“.

The Future is Female – como fomentar a liderança das mulheres na tecnologia – Carine Roos

Carine falou sobre o porque existem tão poucas mulheres na área de tecnologia e propôs alguns caminhos para reverter essa situação. O mundo se transformou absurdamente nos últimos anos mas continuamos repetindo o mesmo padrão de educação que nossos avós.

Como inovar e empreender dentro de uma grande empresa – Ricardo Abreu

Ricardo, membro do grupo Disrup Talks, contou sobre sua experiência de inovação e empreendedorismo e listou alguns pontos importantes nessa jornada: 1) tenha um propósito, 2) busque o seu “oceano azul”, 3) tenha as melhores pessoas trabalhando com você, 4) desafie as pessoas a irem além, 5) tenha relacionamentos baseados em confiança, 6) trabalhe enxuto – faça mais com menos, 7) não deixe de cumprir as promessas, 8) inove sempre, 9) organize e priorize os projetos, 10) cliente no centro de tudo.

Mauricio de Sousa

Foi impossível não se emocionar com a palestra de uma das pessoas mais queridas do Brasil! Acho que 90%, ou mais, das pessoas que estavam assistindo tiveram as suas vidas influenciadas de alguma forma pela “Turma da Mônica”. Maurício contou algumas histórias muito divertidas que aconteceram durante essa jornada incrível de empreendedorismo e sucesso e revelou em primeira mão alguns dos seus planos para o futuro como, por exemplo, a abertura dos estúdios para a visitação.

Na Open Campus, área aberta ao público, foi possível aproveitar a Campus Kids e os Simuladores além do Campeonato Brasileiro de Drones.

Para quem não pôde acompanhar de perto, a organização fez um resumo do que rolou em cada dia30 de janeiro 201831 de janeiro 201801 de fevereiro 201802 de fevereiro 201803 de fevereiro 2018. E no perfil da Campus Party no You Tube é possível assistir a gravação das palestras da #CPBR11 🙂

Sabe aquela sensação de “não acredito que já acabou”? Pois é, mais uma vez a história se repetiu na Campus Party 2018, meu segundo ano nesse evento. Muito mais que um encontro de apaixonados por tecnologia, a Campus oferece a base necessária para a geração de inovações de ponta, capazes de transformar os mais importantes setores da economia e, acima de tudo, capazes de transformar as pessoas. #FelltheFuture!

Publicado originalmente no LinkedIn.

Categorias: inovação

Tamara Ferreira Schmidt

Física, empreendedora, especialista em mercado financeiro com fortes habilidades analíticas e quantitativas. Movida pela curiosidade e pelo objetivo de fazer a diferença atuo com inovação em iniciativas independentes.

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *