Acesso ao capital é um dos principais problemas enfrentados por empreendedores e startups nos primeiros estágios de desenvolvimento dos seus negócios. A maioria não possui garantias nem fluxo de caixa suficientes para obter financiamentos de instituições tradicionais

Nessa conjuntura, os financiamentos alternativos surgiram como uma solução que hoje tem crescido cerca de € 600 milhões por ano. No entanto, o contexto e as particularidades de cada país afetam diretamente a dinâmica do ecossistema empreendedor e consequentemente a presença e a efetividade das estruturas de captação.

O mercado brasileiro sofre com a falta de ofertas de capital. Em termos de capital por startup, São Paulo oferece apenas 29% da média global, enquanto Berlim oferece quase 200% da média global.

Nesse cenário, o objetivo desse projeto foi estudar os principais ecossistemas alemães de fintechs, analisando-os com foco no acesso ao capital e sua qualidade além dos instrumentos regulatórios e como estes podem contribuir com o desenvolvimento do mercado sem ameaçar a estabilidade financeira.

De outubro de 2020 à fevereiro de 2022 conduzi essa pesquisa em parceria com a Associação Alemã de Crowdfunding e apoio da Fundação Alexander von Humboldt através do programa German Chancellor Fellowship.

Participando do episódio 12 de “As fintechs – Novas formas de investir”

Artigo sobre crowdfunding publicado no Portal do Bitcoin

Participando da Live sobre a German Chancellor Fellowship

Brochura da Fundação Alexander von Humboldt 2020/2021

Onde o crowdfunding se situa no ciclo de crescimento financeiro?

Existe uma relação linear entre as fontes de recursos e os estágios de desenvolvimento de uma startup, e cada tipo de financiamento é função desse estágio.

O crowdfunding baseado em doações pode às vezes se assemelhar ao financiamento próprio. Já o crowdfunding baseado em recompensa, se assemelha mais ao financiamento de fornecedores, enquanto o crowdlending se assemelha ao financiamento bancário.

Por fim, o crowdfunding baseado em ações se assemelha ao financiamento de capital de risco.

Apresentação sobre o programa alemão INVEST

Webinar sobre o programa alemão INVEST

O mercado de financiamentos alternativos no Brasil – Agentes

O mercado de financiamentos alternativos na Alemanha – Agentes

Moderando painel sobre inovação alemã

Respect – Dançando virtualmente com meus colegas Humboldtianos

Recepção Brasil-Alemanha Fintech – Frankfurt am Main

Brazil-Germany Fintech eTour

Apresentação sobre os instrumentos alternativos alemães de captação

Brazil-Germany Fintech eTour

Visita do cohort brasileiro na Embaixada do Brasil em Berlim

Encontro com Angela Merkel

Encontro com Claudia Rankers, uma das autoras do livro “Nachhaltigkeit Frauen Schaffen Zukunft”

Lançamento oficial do relatório: “Alternative Financing in Fintech Markets – A Look at the German and Brazilian Entrepreneurial Ecosystems”

Esse relatório é a consolidação desse projeto de 17 meses de investigação profunda do mercado de financiamento alternativo alemão. Eu tive a oportunidade de entrevistar pessoas fascinantes nas fintechs alemãs e brasileiras e inclui suas histórias como seções especiais.

Clique na imagem acima e acesse o relatório na íntegra.